Como chegamos até aqui

história das inovações
A dialética mantém a homeostase entre a “caverna e a tecnologia”
5 de março de 2018
O tempo, a inovação e a dialética
5 de março de 2018
processo estratégico

Ideias do livro de Steven Johnson, lançado em 2014 nos EUA

Com um olhar de historiador e um texto agradável, o autor nos oferece uma aventura sobre quais inovações nos fizeram chegar até aqui.

Um dos conceitos mais explorados no livro (e que deve estar sempre na mente dos que mexem com inovação) é o de “cadeias evidentes e cadeias sutis” quando uma inovação disruptiva introduz um novo paradigma: “A impressão de Gutemberg aumentou a demanda de óculos, já que a nova prática de leitura fez com que europeus por todo o continente, percebessem cada vez mais que não enxergavam de perto…”. São muitos os exemplos que Johnson oferece sobre os desdobramentos imprevisíveis que as principais inovações trouxeram.

Do VIDRO, que se desdobra em lentes e microscópios; do FRIO que reconfigura a escala na produção de alimentos e chega a influir na democracia americana quando ele faz com que o Texas e Florida multipliquem suas populações com controle da temperatura do ambiente; do SOM que populariza ideias, sensações e altera em definitivo o fenômeno da comunicação; da HIGIENE que transforma pântanos e esgotos em cidades prósperas e segura até a manufatura de supercondutores; do TEMPO (sua administração) que impulsionou o homem a ocupar o espaço de forma controlada, impulsionando o fluxo de pessoas, de bens e mercadorias e, por fim, a LUZ ELÉTRICA, símbolo maior de inovação, atendendo um sonho antigo do homem de ter a luz do sol durante a noite.

O livro é daqueles que não dá para parar de ler. Vale a pena. Como a leitura é não-acadêmica, o texto é leve e delicioso.

 

2 Comentários

  1. Alexandre Rovaris disse:

    Excelente livro. Boa dica Murilo

  2. Silvia disse:

    Obrigada pela dica do livro!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contato