As pequenas coisas importam

Pequenas coisas podem nos desestabilizar e, desestabilizados, podemos fazer grandes bobagens.

Uma empresa sai do prumo de forma irreversível por erros estratégicos, por decisões importantes que foram tomadas de forma equivocada. Problemas operacionais são de fácil resolução.

Por mais que respeite e pratique a melhoria contínua em minha rotina, vejo que foram as decisões estratégicas que me fizeram dar saltos importantes na minha carreira e nas minhas empresas. A melhoria contínua tende a deixar todos iguais. Só a criatividade, geradora de inovações é, que faz a diferença em nossa trajetória.

Somos nossas decisões e a qualidade de nossas decisões dependem de nossa inteligência emocional. Lembro-me sempre de Hegel soprando no meu ouvido “Tenha a coragem de estar errado” e de me incentivar a avançar através da formulação de teses, antíteses e sínteses. Para avançar, precisamos ser mil ouvidos e olhos e de pouca fala. Prestar atenção aos detalhes, quase sempre passando desapercebidos.

Por um lado, um simples desentendimento doméstico, não muito diferente dos que sempre acontecem, uma notícia que nos deixa contrariado ou simplesmente estar resfriado pode nos fazer começar a semana com o pé esquerdo. São tantas as pequenas coisas que podem nos tirar do nosso melhor estado, importa é estar atento e consciente para que um detalhe de menor importância não cause estragos, às vezes irreversíveis, em nosso mundo profissional. Aborrecidos, devemos evitar determinadas várias das seguintes atividades:

– Reputo como um momento de máxima importância quando temos que liberar uma proposta comercial, onde uma série de detalhes precisa ser observada até a liberação final do preço que definirá nossa competitividade. Qualquer desatenção pode nos retirar da contenda ou, pior ainda, perder dinheiro. A concentração e o foco são essenciais para lidar com os detalhes. Não há espaço para erros.

– Outro momento é o de entrevistar candidatos, isso exige concentração máxima para tentarmos conhecer o profissional, mas sobretudo, a pessoa que poderá vir a trabalhar conosco. Nada a ver estar entrevistando um candidato e não estar com a mente de fato presente na entrevista.

– Grandes momentos, esquinas sem retorno como a compra e a venda de uma empresa, precisam ser gerenciados em nosso estado de lucidez total. Pouco acredito na qualidade de decisões apressadas, tomadas em meio de nossos problemas pessoais. Problemas pequenos, fora de hora, que podem nos tirar a serenidade necessária para o que (e como) fazer da melhor forma.

E como lidar com isso? Os pequenos problemas fazem parte do nosso cotidiano, não há como evitá-los. A introdução de determinadas rotinas pode ter efeito muito positivo. A prática diária de exercícios, corridas de médio e longo curso ou conseguir incorporar a meditação ao seu dia a dia são exemplos de atividades que chegam a modificar a vida de seus praticantes. Ao ouvir uma boa música, ler um bom texto, noto que minha mente fica mais serena e desenvolvo canais capazes de relativizar os pequenos problemas que tanto nos perturbam.

Por outro lado, incorporar na rotina pequenos detalhes positivos, só potencializa nosso lado profissional. Ter uma rotina de se despedir com carinho da família, brincar com os filhos ou apenas agradecer por mais um dia, tudo isso, apesar dos eventuais desentendimentos, pode funcionar para que esses pequenos problemas deixem de martelar nossa cabeça criando obstáculos para melhores decisões.

Sabemos que somos apenas um só, profissional e pessoal, mas cuidados precisam ser tomados para que o pessoal não inviabilize o profissional e vice-versa.

 

Anterior
Todo líder tem seu cemitério para administrar
Próximo
Eleger prioridades é olhar o tempo com lucidez

1 Comentário. Deixe novo

  • Diogo Lombas
    julho 6, 2024 11:13 am

    Sempre passo por aqui para me abastecer das suas contribuições. Este artigo me motivou a agradecer por cada uma delas…..

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu