A necessidade de metas

Enquanto prefixo, meta indica posição posterior, além, futura e até de transcendência. Metamorfose, Metanoia ou Metalinguagem indicam mudança na forma, na essência ou na linguagemrespectivamente.

Já enquanto palavra pode significar fim, objetivo ou propósito e é sobre essas metas que focam o presente artigo.

“Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem”, Platão.

Meta numérica ou meta como objetivo. Quero ser médico ou engenheiro: é uma declaração de objetivo. Quero ser médico ou engenheiro em 2030, esse objetivo vira meta. As palavras são sempre imprecisas e podem misturar objetivos e metas, mas o objetivo vira meta quando colocamos prazo, o tempo para realizá-los.

Há mais de trinta anos, vivencio e acompanho o processo de fixação de metas, sobretudo nas discussões orçamentárias. Tem discussões importantes a serem observadas para fazer a empresa evoluir ao longo do tempo através da fixação de metas.

“Não basta dar passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva adiante”, Goethe

O objetivo aponta para o que você quer alcançar, uma escolha, enquanto as metas são atividades específicas na direção de seu objetivo. A estratégia conjuga objetivos e metas.

O que não podemos perder de vista quando a liderança fixa metas:

(1) Meta como motivação

 

É imenso o potencial motivador de um desejo transformado em meta. Quando sentimos em nossa rotina o reflexo maior de nosso desejo, há uma incrível transformação em nossa atitude.

(2) Meta como ponte entre o real e o desejo

Um desejo é algo abstrato, tipo, quero ser feliz, quero melhorar de vida ou quero mais tempo para mim, todos esses desejos precisam estar conectados com a rotina do sol que se levanta e se põe e o tempo que passa. As metas devem ajudar nessa conexão entre desejo e realidade.

(3) Meta como organização do futuro da empresa

Uma vida sem objetivos e metas é como navegar ao sabor dos ventos e das marés. É abrir mão do protagonismo de sua própria vida. Tenho respeito às correntes filosóficas que questionam uma postura mais assertiva em nossas vidas e questionam a motivação de tudo em face da impermanência e fatalidade do tempo, mas enquanto vivermos temos que construir permanentemente nosso futuro.

(4) Meta como elemento de união da equipe

Uma meta de empresa é sempre coletiva, de um time. Existemteorias para fixação de metas. Gary Latham e Edward Locke, 1981, desenvolvem a ideia de conjugação da performance desejada com o nível de dificuldade, índice de assertividade obtido, tipo de trabalho a ser realizado e a demanda física e emocional da equipe. Muitas variáveis a serem observadas.

Fixar metas, a meu ver, é quase uma arte.

 

 

 

Anterior
Educação para a vida inteira
Próximo
Protagonismo de mim mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu