Liderança e Capabilidade Dinâmica | Parte 4

Como vimos, determinados elementos constitutivos estão presentes no campo semântico dos conceitos tanto de liderança quanto de capabilidade dinâmica. A ideia de MUDANÇA é o mais presente deles.

Em que grau a interferência da liderança define a qualidade da mudança empreendida? Dos atributos que caracterizam uma liderança diferenciada, um dos mais destacados diz respeito exatamente à capacidade de promover mudanças em situações importantes, críticos ou mesmo de rompimento.

Já na revisão conceitual de capabilidade dinâmica, o elemento sempre presente é o de levar os recursos de uma empresa a estágios de performance sempre crescente. Em outras palavras, promover uma cultura permanente de mudança evolutiva.

Exemplificando, duas empresas A e B, fundadas na mesma época, com a mesma tecnologia, utilizando as mesmas matérias-primas, atuam no mesmo setor e com a mesma estrutura de capital. Elas, porém, apresentam resultados repetidamente diversos, sempre a favor da empresa A. A diferença entre elas está na competência das equipes, desenvolvidas e motivadas pelas suas respectivas lideranças que aculturam cada uma das empresas a evoluir à sua maneira. Cada uma forma, desenvolve e gerencia a sua cultura a partir de sua liderança.

A título de exploração, listamos abaixo algumas hipóteses que devem ser testadas na prática em nossas empresas para explicar histórias de sucesso e de fracasso:

– Quanto mais clara é a VISÃO da empresa, maior é a sua geração de capabilidade dinâmica

– Quanto mais eficiente é o processo de COMUNICÇÃO da empresa, mais facilmente sua capabilidade dinâmica se desenvolve

– Quanto mais a empresa está ACULTURADA para promoção de MUDANÇAS, maior é a sua geração de capabilidade dinâmica

– Quanto maior o senso coletivo de TRANSPARÊNCIA  na organização, maior é a sua geração de capabilidade dinâmica

– Quanto menor o turnover dos postos de liderança, maior é a geração de capabilidade dinâmica

Algumas outras hipóteses poderiam aumentar essa lista.

A liderança motivada e motivadora, visionária, com senso de urgência, intuitiva, sensível, que corre riscos e aposta no conhecimento, acredito, fará a diferença entre as que apenas possuem recursos e aquelas que atingem e mantem resultados sustentáveis.

A qualidade da liderança e a geração de capabilidade dinâmica estão diretamente interligadas nas organizações.

Por Murilo Sampaio

Menu