1996

This Player Side
5 de novembro de 2018
Some Basic {KNOWN REASONS FOR} Playing Casino
3 de dezembro de 2018
liderança dialética

Autor Murilo Sampaio

Em 1996, publiquei um livro chamado “Diagnosticando a empresa viva” que, na capa, explicando sobre o que o livro tratava, constava: “Um modelo para repensar valores e papéis da empresa” e, logo abaixo, “ A transformação da liderança convencional em liderança dialética”.

Quase vinte anos depois, vejo que a abordagem dialética para a compreensão das transformações nas empresas permanece tanto atual quanto muito pouco, ou nada, aplicada.

A ideia de uma realidade continuamente cambiante, passível de ser interpretada através da natureza humana (e seus antagonismos) em contraposição à metáfora da máquina, enquanto funcional, inspiradora da maioria de nossas empresas, sempre me fascinou como um desafio dialético a sintetizar experiência e teoria.

A significação prática de dialética, enquanto método filosófico a questionar, contínua e dinamicamente, a realidade, seus polos e antagonismos, em busca da verdade, é pra mim um estímulo para evoluir.

No livro, um modelo é proposto e, como ele, emerge um construto de liderança dialética como o operador de tal modelo. A seguir, trechos do livro são transcritos (alguns reescritos) para que comecemos a colocá-lo no site de forma gradual e didática.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contato